quinta-feira, 15 de maio de 2008

Estilos de Aprendizagem


Observe as crianças brincando, interagindo, e aprendendo e uma coisa vai ficar muito clara. Algumas crianças gostam de aprender as coisas de um certo modo enquanto que outras se sentirão mais confortáveis aprendendo a mesma, mas de uma maneira totalmente diferente.

Essa "maneira" individual pela qual a criança prefere aprender é, na essência, o Estilo de Aprendizagem dela. Por exemplo: As Crianças que gostam que leiam histórias para elas podem ter um Estilo de Aprendizagem diferente daquelas que preferem brincar com Blocos de Construção (tipo Lego), ou Cantar músicas, ou simplesmente Brincar com as outras crianças.

Assim, conhecendo que tipo de abordagem é a mais adequada para seu filho ou aluno, vai ficar muito mais fácil para você criar experiências educacionais muito mais eficazes, divertidas e ainda fazer desse processo um ato de prazer.


O Que é um Estilo de Aprendizagem?

Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único. Um Estilo de Aprendizagem não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado. Só lembrando, Estilos de Aprendizagem ajudam a explicar porque uma criança pode aprender a dizer todo alfabeto após ler um livro de alfabetização, enquanto que outras podem aprender a mesma coisa brincando com Blocos de Construção que tenham letras, e ainda outras podem aprender o mesmo cantando músicas como a Canção do ABC. Atualmente, existem pelo menos Sete Estilos de Aprendizagem identificados:
Físico (indivíduo que usa muito a expressão corporal)
Interpessoal (indíviduo extrovertido)
Intrapessoal (indíviduo introspectivo)
Linguístico (aqueles que se expressam melhor com palavras)
Matemático (os que usam mais o pensamento/raciocínio lógico)
Musical (se interessam mais por sons e música)
Visual (exploram mais o aspecto visual das coisas)


Aprender Brincando Vídeo:





Educação

"Educa o terreno e terás o pão farto.
Educa a árvore e receberás a bênção da fartura.
Educa o minério e obterás a utilidade de alto preço.
Educa a argila e plasmarás o vaso nobre.
Educa a inteligência e atingirás a sabedoria.
Educa as mãos e acentuarás a competência.
Educa a palavra e colherás simpatia e cooperação.
Educa o pensamento e conquistarás a ti mesmo.
Sem o alfabeto anoitece o espírito. Sem o livro falece na cultura. Sem o mérito da lição a vida seria animalidade. Sem a experiência e a abnegação dos que ensinam, o homem não romperia as faixas da infância.
Em toda parte, vemos a ação da Providência Divina, no aprimoramento da Alma Humana.
Aqui é o amor que edifica. Além, é o trabalho que aperfeiçoa. Mais adiante é a dor que regenera.
Meus amigos, a Terra é nossa escola milenária e sublime. Jesus é o Nosso Divino Mestre. O espiritismo sobretudo, é obra de educação. Façamos da educação com o Cristo, o culto de nossa vida, para que a nossa vida possa educar-se e educar como Senhor, hoje e sempre."

Desconheço o Autor

3 comentários:

dalmir.com.arte disse...

carissíma, nilsangela, estamos aqui apreciando o seu blog com a coordenadora marcia elisa, achamos maravilhoso, parabéns , foi muito criativa. será de grande proveito para nos professores principalmente inglês e arte. um abraço dalmiron e tania

elcigeo disse...

Oi, adorei conhecer o se blog, sou professora de Geografia da rede Estadual.Elci Machado Alves.

elcigeo disse...

ola,muito interessante o blog que voce criou. abçs.maria aparecida