segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Os Direitos da Criança



OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA



Todas as crianças têm direito a um nome, a uma casa, a comida e estudo. Mas também têm direito a ouvir histórias, andar na chuva e brincar de adivinhação - afinal, a infância é o tempo em que começamos a perceber o tamanho do mundo e descobrir quem somos. Inspirada nas idéias de igualdade universal - e também nas brincadeiras e emoções que só as crianças conhecem -, Ruth Rocha escreveu um livro de poesia sobre aquilo que não pode faltar durante a infância. O poema começa dizendo que toda criança tem de ser bem protegida/ contra os rigores do tempo/ contra os rigores da vida. Ruth Rocha constrói seu texto brincando com o conceito de direitos da criança - não apenas aqueles que a lei assegura, mas também os que só muita liberdade, brincadeira e alegria podem garantir: direito a correr na beira do mar, a ver uma estrela cadente,/ filme que tenha robô,/ ganhar um lindo presente,/ ouvir histórias do avô.

Em Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, a alegria é a lei maior. Como diz a autora nos últimos versos do livro, embora eu não seja rei,/ decreto, neste país,/ que toda, toda criança/ tem direito a ser feliz!. As aquarelas de Eduardo Rocha, marido de Ruth, são bem-humoradas e delicadas, e dão ao poema uma interpretação visual sob medida, que o projeto gráfico de Raul Loureiro soube deixar ainda mais atraente. O livro traz um apêndice que conta a história da conquista dos direitos infantis desde 1789, com a Revolução Francesa, passando pela Declaração dos direitos da criança, de 1924, e pela criação do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em 1946. O texto apresenta também as conquistas mais recentes, asseguradas na Convenção sobre os Direitos das Crianças, da ONU, em 1989, e pela promulgação no Brasil do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990.

Visite o site de Ruth Rocha :





Adoro esse vídeo:




















3 comentários:

Marcia Elisa Andrade disse...

Querida Nilsangela!
Só podia ser rosa né? kkk
Estamos blogando por aqui no curso Introdução à Educação Digital.
Muuuuito bom seu diário eletrônico.
Bjos
Márcia Elisa ;-)

Delismar Batista Mota disse...

Parabéns Nilzangela pelo seu blog alem de estar muito interessante ainda está nos auxiliando em nossas atividades. Abraços!!!

Marcia Elisa Andrade disse...

Olá!!!
Olha nós aqui novamente.
Curso Colégio Marechal Rondon. Abraço
Márcia Elisa