Julio Winck - autor do site Kid Leitura
A presença da informática na educação e entretenimento das crianças no mundo de hoje é uma realidade irreversível que não pode ser ignorada por educadores e pais responsáveis. É grande a responsabilidade dos adultos no que diz respeito aos conteúdos interativos oferecidos às crianças em início de alfabetização, uma vez que elas ainda não apresentam o necessário discernimento e, muitas vezes, são "fisgadas" mais pelo marketing e apelo visual do que pela qualidade do conteúdo. Outro fato que devemos levar em conta é que as crianças são, em boa parte do tempo, regidas pelo princípio de prazer, o que explica o enorme fascínio da televisão e do videogame sobre elas. Acredito, portanto, que o aprendizado não pode ser um mundo paralelo, aquela sensação desconfortável que muitas vezes a criança sente quando sua mãe desliga o televisor ou computador porque está na hora de ir à escola. Pude comprovar na prática que é possível utilizar os poderosos recursos da informática para despertar na criança o prazer de aprender a ler e escrever, preservando a mesma disposição e alegria de assistir a um desenho animado ou jogar videogame.
A interatividade e todo o poder de atração de um bom website educativo podem ser grandes aliados de profissionais da educação infantil e de primeira série do ensino fundamental no processo de alfabetização de seus alunos. É importante que o educador prepare-se bem para essa nova realidade, respeitando, é evidente, o método de ensino de sua escola. Ele pode pesquisar e sugerir, na medida do possível, conteúdos que possam auxiliar de forma prazerosa as crianças que estão sempre receptivas às novidades da informática. Saudável também é a participação dos pais nesse processo, procurando entender como é importante para seus filhos terem alternativas de aprender brincando, descontraídos, como se estivessem assistindo a um desenho animado. O que proponho não se trata de substituir o carinho e a atenção que só um ser humano preparado consegue dar a uma criança, menos ainda torná-la dependente de uma máquina. A intenção de desenvolver um conteúdo interativo, de uma forma mais responsável, para crianças em início de alfabetização é tornar a rotina de educadores, pais e alunos mais estimulante.
Jamais veremos um computador passar a mão sobre a cabeça de uma criança angustiada porque não consegue, vacilante, "escrever a letra x", mas tenho certeza de que qualquer criança, quando tiver a oportunidade, achará ótimo treinar a caligrafia de todo o alfabeto, através de um website interativo, com visual de desenho animado, bem colorido, com uma voz humana ditando as letras, sempre no ritmo determinado pela própria criança e, o que é melhor, podendo repetir o processo quantas vezes for necessário, no conforto de sua casa, ou ainda escutar e ler historinhas quando não houver ninguém disponível para lhe contar histórias. Acredito muito na possibilidade de criarmos conteúdos interativos cada vez mais atraentes, que utilizem alguns recursos visuais de desenho animado e de outros programas de televisão, preservando parte do mundo de fantasia que a criança está acostumada desde os primeiros anos de vida. Penso que, quanto mais envolvente, lúdica e criativa for essa transição para a realidade escolar, a criança sentirá cada vez mais prazer em frequentar a escola, de abrir um livro e, possivelmente, desejará que o videogame e a televisão ofereçam um entretenimento mais saudável, educativo e com muita imaginação.
Para dar a necessária sustentação ao que digo, uma vez que não sou um educador profissional, mas um designer gráfico que sente enorme prazer fazendo arte e design para crianças, quero falar de uma experiência que começou com um drama familiar e resultou em uma linda solução, que hoje está publicada na internet e vem ajudando outras crianças, na forma de um conteúdo interativo, onde elas treinam a caligrafia, escutam e lêem historinhas de acordo com o seu ritmo de aprendizagem. Trata-se do Kid Leitura, que auxiliou muito meu primogênito Gustavo, portador de uma quadriparesia cerebral ocorrida na incubadora do hospital. O acidente deu a ele uma grande dificuldade para dominar a caligrafia e a leitura, e o site só evoluiu ao ponto atual graças aos seus progressos.
O fato de meu filho ter exercitado a leitura e a caligrafia no estágio inicial do Kid Leitura, que era bem mais simples, sem o recurso visual e a locução de hoje, vem comprovar toda a sua eficiência. Para mim fica muito claro, depois de tudo o que enfrentei com um desafio desses, que um site destinado à educação infantil com bom conteúdo, lúdico, divertido, sonorizado, com navegação auto-explicativa, que respeita o ritmo de aprendizagem determinado pela própria criança, e dotado de uma interface intuitiva, semelhante às páginas de um livro infantil, pode ser uma excelente ferramenta pedagógica, praticada em casa, na hora mais conveniente para a criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário